domingo, 1 de maio de 2011

CUMPRIR O CHAMADO DE DEUS: UM ATO DE AMOR, OBEDIÊNCIA E FÉ

Quando olhamos para a construção de uma frase como este título, parece-nos conter um erro de concordância, pois o verbo mais adequado para o “chamado” seria atender. No entanto, quando buscamos alguns sinônimos do verbo chamar encontramos o verbo “avocar”, que possui o mesmo radical da palavra vocação. No contexto geral, vocação é uma inclinação ou habilidade para algo, mas quando pensamos no contexto religioso, em especial o evangélico, muitos entendem como vocacionados por Deus, aqueles que foram chamados para uma obra específica que exige uma entrega radical ou um desprendimento total de outras funções “seculares”. Nesse caso, o melhor exemplo de pessoas chamadas por Deus seria o de pastores, missionários e outros ministros de dedicação exclusiva ao ministério. Deste modo, atender este chamado ou vocação Divina é algo penoso, mas a maioria pode ficar sossegada, pois este chamado não seria para todos.

Na verdade esta é uma forma equivocada de entender a vocação ou chamado de Deus. Ele tem chamado pessoas para um relacionamento que combina Amor, Obediência e Fé (não necessariamente nesta ordem).

O primeiro aspecto do chamado, que Ele quer que entendamos é o Seu grande amor por cada um de nós. Quando aceitamos o fato de que Ele nos ama e procuramos viver esse relacionamento de Amor com o Criador, nossas “esquisitices” deixam de existir. Atitudes como Baixa Auto-estima, falta de aceitação pessoal e outras coisas deste gênero deixam de existir, pois o Amor de Deus nos preenche completamente. Deus é amor!

João Batista Pregando no Deserto
 O segundo aspecto do chamado de Deus é a sua vontade soberana. Ele tem planos maravilhosos para todos os Seus filhos. Quer que atendamos o seu convite para servir-Lhe dentro do plano maravilhoso que Ele desenvolveu pessoalmente para cada um de nós. Esse chamado é seu e você não deve delegar a outro. Nesse sentido, você deve cumprir seu papel, sua vocação, seu chamado.

O terceiro aspecto do chamado de Deus é a confiança que precisamos ter nEle. A palavra fé vem do mesmo radical de fidelidade (por isso um dos aspectos do fruto do Espírito ora é traduzido por fé, ora por fidelidade) e fé está ligado a confiança plena, que é diferente de conhecimento pleno. Confie que cumprir o chamado de Deus é a melhor opção para sua vida. Qualquer outra é perda de tempo e motivo de dores e sofrimento.

Diga ao chamado de Deus para você: Eis-me aqui!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe este blogueiro novato feliz! Adicione seu comentário com elogio, crítica ou sugestão. Deus te abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...