quarta-feira, 20 de abril de 2011

REV. SÉRIE DE TV QUE RETRATA OS BASTIDORES DE UMA IGREJA NA PERIFERIA DE UMA GRANDE CIDADE

Exibida pela BBC2, teve 6 episódios na primeira temporada. Conquistou uma audiência média de 2 milhões de telespectadores. A BBC encomendou a produção da segunda temporada de “Rev.”, que terá 6 episódios, com previsão de estréia para o final de 2011 (Confira no Site da BBC).
A história gira em torno do Reverendo anglicano (Igreja da Inglaterra) Adam Smallbone, que é transferido de uma comunidade rural para uma igreja no subúrbio de Londres. Adam é casado com Alex, uma advogada que costuma não se importar em conhecer de fato a área de atuação do marido. A série retrata como o relacionamento conjugal e o desempenho sexual do casal é afetado pelas questões da igreja.
Tom Hollander, o ator que interpreta o personagem principal e co-criador da série, declarou que os episódios são histórias inspiradas em fatos e personagens reais, mas com um desenvolvimento ficcional.
Assisti a primeira temporada da serie interessado nas temáticas abordadas: pluralidade cultural e religiosa das grandes cidades, perda de prestigio da igreja institucional, divergências entre ideologias religiosas, crises de fé e dificuldades conjugais dos clérigos. Foram retratadas situações como: disputa de fiéis com igrejas “modernas”, ordenação de uma mulher, professora muçulmana usando o edifício da igreja para ensinar o Alcorão para crianças e até um clérigo abertamente gay.
Na minha visão, Rev. soube explorar temas delicados e retratar situações polêmicas, de forma cômica, muitas vezes sarcástica e irreverente, mas sem ser blasfema.
O Rev. Julian Mann afirmou em um artigo para o VirtueOnline que a série “Rev. personifica a irrelevância da igreja liberal” (Confira aqui). É importante lembra que a situação retratada na série, é de um clérigo anglicano (pastor, padre ou vigário) liberal à frente de uma congregação em crise. Algo comum na Igreja da Inglaterra, segundo as informações que temos, mas não se deve fazer um estereótipo do anglicanismo com isso.
Temos ainda pesquisa mostrando que novas igrejas estão sendo formadas, tomando o lugar das igrejas decadentes e alcançando novas gerações, ajudando a que a igreja da Inglaterra cresça novamente. A pesquisa também revela que a Igreja Católica Romana continua a desfrutar de um aumento na participação em massa, que o número de pentecostais está aumentando rapidamente e que as igrejas batistas também estão desfrutando de uma retomada (Confira: The Telegraph).
Quem deseja conhecer sobre a igreja anglicana no Brasil, visite os seguintes sites: Igreja Anglicana Reformada (igrejaanglicana.com.br) e Igreja Anglicana - Diocese Recife (dar.org.br).
Boa serie a todos

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe este blogueiro novato feliz! Adicione seu comentário com elogio, crítica ou sugestão. Deus te abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...