sábado, 26 de março de 2011

JUVENTUDE RELEVANTE É POSSÍVEL!

Por Alex Fajardo*
Juventude relevante é possível!

Às vezes parece que nossa juventude vive o vazio de uma geração sem protestos e esperança. O Movimento dos “caras pintadas” em 1992 pode ser classificado por diversos ângulos, vou apresentar dois. Uma pequena parcela de jovens da sociedade que foram usados pela mídia como massa de manobra para um fim em comum, a derrubado de Collor do poder. Ou, um movimento social da juventude (engatinhando nos primeiros anos da nova democracia vigente do país), procurando responder uma demanda de seu tempo, não apáticos, engajados na esperança de mudarem a história do Brasil. Seja qual for à interpretação, são lembrados até hoje como uma geração que foi a rua para protestar!

Hoje no Brasil, a democracia esta mais democrática que no passado, CPI`s são abertas no Congresso, muita gente punida por crimes de colarinho branco. Entretanto, muito ainda tem que ser feito. Recentemente assisti ao filme Rede Social, trajetória do jovem fundador do Facebook, filme impressionante, entretanto sai do cinema pensando na contradição, enquanto no mundo mais de 500 milhões (a maioria jovem), tem uma conta no Facebook, ainda temos no Brasil quase 40 milhões de analfabetos funcionais. Triste realidade. Mudança? Um recente abuso de poder foi no apagar das luzes do ano, os deputados votam aumento de salários para si próprios.

Enquanto isso a juventude irrelevante entretida com seus perfis no Orkut, Twitter e Facebooks da vida, preocupados com o último modelo de celular a ser lançado no mercado, dão de ombros para questões sócio-políticas de sua sociedade.

Entretanto parece haver luz no fim do túnel. Dia 18 de dezembro, jovens realizaram na avenida Paulista um protesto pacífico contra o aumento salarial dos deputados. O que quero destacar é que entre eles uma parte engajada estão envolvidos com o Projeto 242 e levando este espírito de protesto para as ruas. Lembrando Paul Tillich, sobre seu Princípio Protestante, são meios pelo qual o sagrado se manifesta sem se identificar com o sagrado. Explicando melhor, os jovens protestantes que participaram lá não estavam usando camisetas de instituições evangélicas, ou com faixa de divulgação e promoção com o nome de sua igreja etc … Estavam ali conscientes de que sua participação nesta sociedade não é dividida por “assuntos de igreja e assuntos do mundo”. Não existe vida cristã e vida mundana. Existe um jeito cristão de viver.
São jovens que ainda tem uma utopia, uma chama acessa. Esse é um bom exemplo de que ainda existem jovens engajados, pois temos que ser uma geração relevante e consciente. O jovem sem utopia é um antagonismo, pois o jovem é um revolucionário por natureza. Aliás, poderia se iniciar um protesto contra a alienação do jovem universitário, principalmente aquele que participa da igreja e acha que  é suficiente e todo ano vai marchar como soldado cabeça de papel na Marcha para Jesus e o restante do mundo a sua volta que se exploda. Onde estão agora os milhões de jovens cristãos que todo ano participam na tal Marcha para Jesus? Deviam como cidadãos do Brasil e do Reino de Deus, participaram além do protesto como este que houve na Paulista, se engajarem em obras de cunho sócio-político, levanto solidariedade e promovendo justiça, seja cobrando as autoridades, seja se envolvendo profissionalmente. Principalmente os milhares de jovens universitários, devem colocar seu talento profissional na causa.
Para encerrar o texto, falando em abuso de poder dos parlamentares, acerca da tal “bancada evangélica”, dos mais de 30 deputados, apenas dois votaram contra o aumento. (Henrique Afonso do Acre, membro da Presbiteriana e Idekazu Takayama do Paraná, da Assembléia de Deus). Maioria dos deputados de igreja, gananciosos e desprovidos de justiça do Reino. Que nossos jovens não se espelhem neles, pois sua regra é para os amigos irmãos do poder, tudo, para os desprovidos e famintos apenas a lei.

Osmar e Isabelle Ludovico, apoiaram o protesto!!

Galera do Projeto 242 - Contra o abuso dos parlamentares
Na paulista, jovens protestam contra aumento de salários dos deputados


Fotos extraídas do álbum de Victor Resende, veja todas

* Conheça mais sobre Alex Fajardo

Fonte: Blog Alex Fajardo





0 comentários:

Postar um comentário

Deixe este blogueiro novato feliz! Adicione seu comentário com elogio, crítica ou sugestão. Deus te abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...